terça-feira, 22 de junho de 2010

Protesto Contra à Diminuição de Cérebro!!!


Gente!!! Tá na hora de acordar... já demos todas as desculpas aceitáveis e inaceitáveis, já mentimos muito para nós mesmos tentando encobrir o problema que é a falta de leitura no Brasil.

Eu tenho minhas teorias!!! Começa quando a gente é criança, e só quer saber de brincar e às vezes temos a má sorte de ter aulas com professores despreparados, que querem ensinar às crianças por meio da força e não da criatividade. Criança não tá nem aí, eles não sentem o mundo como os adultos, temos que parar com essa mania de forçar criança a pensar como adulto. Tudo tem a sua fase!

Depois dessa semente do trauma implantada na infância, ela é regada e adubada na adolescência quando cria raízes fortes, porque no colegial nos obrigam a ler livros da Literatura Brasileira. Não posso mentir dizedo que eu não gostei Capitães de Areia do Jorge Amado, e adorava a Capitu de Machado de Assis... e tem também o meu preferido Olhai o Lirio do Campo de Erico Verissimo. Mais tem livro que é um pé no saco tipo o Primo Basílio do Eça de Queiroz.

Ler faz bem em todos os sentidos, não importa se você vai ler o jornal de domingo, uma revista científica, um livro seja ele de qual gênero for... o cerébro funciona mais ou menos como um músculo (estudei isso na facul e sei que não estou falando qualquer besteira) precisamos manter o cérebro trabalhando, para que ele se desenvolva e não enferruje, assim evitamos doenças como o Mal de Alzheimer.

Einstein disse " uma vez que a mente se expande nunca volta ao seu tamanho original" ... ele estava absolutamente certo, uma vez que adquirimos conhecimento, a nossa imagem e noção de mundo se modificam para melhor, nos permite formar opinião, e quem tem opinião bem fundamentada sabe como fazer cumprir os seus direitos.

Precisamos de uma vez por todas desarraigar esse pensamento de que ler é chato!!! Estimular as crianças desde muito cedo, para que elas descubram na leitura também um modo de diversão, e se tornem adultos de opinião. Estou cansada de ver pessoas-objetos hipnotizadas pelos meios de comunicação, porque elas mesmas não sabem disso. Não sabem porque não desenvolveram seu senso crítico.

Livro é caro. Vai no Cebo :P
Pegue um livro e seja feliz!!!

Um comentário:

  1. "Precisamos de uma vez por todas desarraigar esse pensamento de que ler é chato!!!" Isso ai, quem ensina isso pro seu filho na escola, dona Maria, são os amiguinhos más influências dele. :)

    ResponderExcluir